AS ESCOLAS DE GOVERNO NA PROFISSIONALIZAÇÃO DA BUROCRACIA BRASILEIRA

Autores

  • ALEX CAVALCANTE ALVES Autor

Palavras-chave:

Administração Pública; Escolas de Governo; Servidores Públicos; Capacitação; Políticas públicas

Resumo

O presente trabalho se destina a demonstrar os avanços alcançados pelas escolas de governo e sua contribuição para a profissionalização do serviço público, tomando por base a análise das três principais escolas de governo federais: Instituto Rio Branco – IRBr, Escola Nacional de Administração Pública – ENAP e Escola de Administração Fazendária – ESAF. O trabalho defende a importância das escolas e de seus cursos, especialmente os de formação inicial, para o êxito das carreiras de servidores públicos. Nesse cenário, dedica-se atenção ao indissociável desenvolvimento conjunto da ENAP e da carreira de gestores governamentais.No plano federativo, o trabalho apresenta proposta do autor para a reestruturação da Escola de Governo do Distrito Federal – EGOV/DF, que foi em grande parte aproveitada pela gestão daquela entidade iniciada em 2015. Em todas as escolas analisadas, constata-se a importância da capacidade de articulação institucional para seu aprimoramento e para o compartilhamento de saberes com os servidores públicos.

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Publicado

2016-12-31

Edição

Seção

Pesquisas Teóricas

Como Citar

AS ESCOLAS DE GOVERNO NA PROFISSIONALIZAÇÃO DA BUROCRACIA BRASILEIRA. (2016). Revista De Direito Da Administração Pública, 1(2). https://centrodeestudosdedireito.com.br/revistas/index.php/redap/article/view/171

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