PUBLICIDADE ADMINISTRATIVA COMO PRINCÍPIO E PRÁTICA: APONTAMENTOS PARA UMA TEORIA DO CONTROLE PELO JUDICIÁRIO.

Autores

  • VERUSKA SAYONARA DE GÓIS Autor

Palavras-chave:

publicidade administrativa, princípio, Poder Judiciário.

Resumo

O Estado Moderno, em sua gênese, propõe as funções mínimas em sua abordagem liberal incipiente. Posteriormente, o Estado passa por diversas fases, podendo-se dizer que, no Brasil, teríamos atualmente uma Constituição de Estado Social, mitigada pela agenda política reguladora e subsidiária. Entretanto, nessa disputa pelos sentidos e efetividade constitucional, organiza-se a máquina administrativa, de maneira pouco visível e bastante refratária ao controle social. No trabalho em curso, analisa-se a publicidade administrativa enquanto princípio e enquanto prática, através de pesquisa bibliográfica. O princípio publicidade aparece como valor, tendo sua tessitura normativa amplamente reconhecida na literatura jurídica. Enquanto prática, aparece como política operacional associada aos interesses particulares dos agentes públicos. Tais interesses, secundários e privados, portanto, como promoção pessoal, não têm finalidade educativa e informativa nem justificativa pública. Assim, de maneira mais afeita ao controle mútuo entre os poderes, examina-se a possibilidade de controle dos mecanismos de publicidade administrativa pelo Judiciário, apontando-se algumas situações paradigmáticas.

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Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Pesquisas Teóricas

Como Citar

PUBLICIDADE ADMINISTRATIVA COMO PRINCÍPIO E PRÁTICA: APONTAMENTOS PARA UMA TEORIA DO CONTROLE PELO JUDICIÁRIO. (2017). Revista De Direito Da Administração Pública, 1(1). https://centrodeestudosdedireito.com.br/revistas/index.php/redap/article/view/221

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