A EFETIVIDADE DO DIREITO À EDUCAÇÃO E OS ASPECTOS DA SUA JUDICIALIZAÇÃO: REFLEXÕES EM TORNO DAS VAGAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL

Autores

  • Henrique Ribeiro Cardoso Universidade Federal de Sergipe Autor
  • Silas da Silva Freire Nascimento Universidade Federal de Sergipe Autor
  • Arnaldo de Aguiar Machado Junior Universidade Federal de Sergipe Autor

Palavras-chave:

Creche em tempo integral. Judicialização. Política Pública.

Resumo

O estudo em notoriedade traz a abordagem dos desafios relativos as questões de acesso as vagas nas creches em tempo integral como instrumento de direito à educação, haja vista discussões emblemáticas que passeiam entre os aspectos das políticas públicas e da judicialização. A pesquisa possui o propósito de evidenciar justamente os meios adequados e admitidos em direito para o pleno acesso as creches em tempo integral, seja através dos programas criados pelas políticas públicas que prezam pela excelência da educação infantil ou até mesmo pela judicialização das vagas que são padronizadas pela legislação educacional e muitas das vezes são negadas administrativamente pelo próprio Estado. Nesse ínterim, são feitas reflexões direcionadas as insuficiências das políticas públicas da educação infantil, considerando a ausência de vagas nas creches em tempo integral face aos critérios de vulnerabilidade e risco social, bem como são mencionadas as questões de ordem burocrática e administrativa instituídas pelo próprio sistema educacional. Ao longo do trabalho, foram abordados aspectos teóricos e práticos sobre as vagas nas creches que são objetos de judicialização através de construção doutrinária e jurisprudencial. Dessa forma, é primorosa a consistência teórica da discussão e o método escolhido foi qualitativo, haja vista a pontualidade da técnica de pesquisa bibliográfica dialogada pelas grandes referências que contribuem para as discussões dessas novas perspectivas atreladas ao acesso as creches, sendo crucial evidenciar as prioridades para melhoria dos programas, ações, iniciativas e serviços da educação infantil como direito.

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Biografia do Autor

  • Henrique Ribeiro Cardoso, Universidade Federal de Sergipe

    Doutor em Direito, Estado e Cidadania (UGF/Rio), com Pós-doutorado em Democracia e Direitos Humanos (IGC - Universidade de Coimbra) e Pós-doutorado em Direitos Humanos e Desenvolvimento (PPGCJ/UFPB); Mestre em Direito, Estado e Cidadania (UGF/Rio); Professor do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe (PRODIR/UFS) e do Programa de Pós-graduação da Universidade Tiradentes (PPGD/UNIT); Promotor de Justiça Titular da Fazenda Pública em Sergipe (MPSE). Líder do Grupo de Pesquisa Constitucionalismo, Cidadania e Concretização de Políticas Públicas

  • Silas da Silva Freire Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

    Bacharel em Direito pelo Centro Universitário UNIAGES. Advogado OAB/BA. Pós-graduado em Direito Público e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Pós-graduado em Direito Digital e Proteção de Dados pelo Centro Universitário UNIAGES. Pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil e Direito Previdenciário e Prática Previdenciária pela Faculdade Legale. Mestrando em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (PRODIR/UFS). 

  • Arnaldo de Aguiar Machado Junior , Universidade Federal de Sergipe

    Advogado e Professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutorando em Direito pela UFBA. Mestre em Direito Processual pela Universidade Católica de Pernambuco - Unicap (2009). Especialista em Direito Processual Civil pela Fanese/Juspodivm (2006). Graduado em Direito (2003) e Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes - UNIT (2003). 

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Publicado

2025-04-23

Edição

Seção

Pesquisas Teóricas

Como Citar

A EFETIVIDADE DO DIREITO À EDUCAÇÃO E OS ASPECTOS DA SUA JUDICIALIZAÇÃO: REFLEXÕES EM TORNO DAS VAGAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL. (2025). Revista De Direito Público Contemporâneo, 1(2). https://centrodeestudosdedireito.com.br/revistas/index.php/rdpc/article/view/106

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