TERRITÓRIO REGULARIZADO, SAÚDE OTIMIZADA: O IMPACTO DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA NO ATENDIMENTO E CUSTOS DO SUS

Autores

Palavras-chave:

Regularização fundiária, SUS, Saúde pública, Infraestrutura, Redução de custos

Resumo

A regularização fundiária é um instrumento de extrema relevância para a promoção de direitos sociais, permitindo que moradores de áreas irregulares tenham acesso à segurança jurídica e a serviços públicos essenciais. No Brasil, onde grande parte da população reside em assentamentos informais, a regularização fundiária tem impactos diretos sobre a infraestrutura urbana e, consequentemente, sobre a saúde pública. Este artigo analisa como a regularização fundiária contribui para a melhoria dos serviços de saúde oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Através de uma revisão bibliográfica, o estudo demonstra que a formalização de territórios permite uma melhor infraestrutura, incluindo saneamento básico, água potável e eletricidade, além de facilitar a construção de unidades de saúde e a inserção das comunidades em programas de saúde pública. Além disso, a regularização diminui a incidência de doenças relacionadas à infraestrutura precária, como infecções respiratórias e parasitárias, aliviando a sobrecarga do SUS e reduzindo os gastos com tratamentos emergenciais. A formalização fundiária não só otimiza o atendimento aos cidadãos, mas também permite um melhor planejamento e gestão dos recursos públicos. Dessa forma, a regularização fundiária se mostra uma ferramenta crucial para o desenvolvimento social e econômico, bem como para a eficiência e sustentabilidade dos serviços de saúde no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leonardo de Souza Moldero, Universidade Nove de Julho

    Advogado. Mestrando no programa de pós-graduação stricto sensu em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da Universidade Nove de Julho. Aluno do programa de pós-graduação lato sensu em Direito Médico e Biomédico da Escola Brasileira de Direito. Especialista em compliance, auditoria interna e ESG.  Graduado em Direito pela Universidade São Judas Tadeu.

  • Luciano Henrique Trindade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

    Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo, Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP, graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. 

  • Antônio Pires Barbosa, Universidade Nove de Julho

    Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, graduado em Medicina, professor titular do Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Sistemas de Saúde e do Programa de Mestrado Acadêmico em Gestão de Cidades Inteligentes e Sustentáveis da Universidade Nove de Julho, além de docente do Programa de Graduação em Medicina na área de Saúde Coletiva e Atenção Primária em Saúde.

Downloads

Publicado

2025-04-23

Edição

Seção

Pesquisas Teóricas

Como Citar

TERRITÓRIO REGULARIZADO, SAÚDE OTIMIZADA: O IMPACTO DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA NO ATENDIMENTO E CUSTOS DO SUS. (2025). Revista De Direito Público Contemporâneo, 1(2). https://centrodeestudosdedireito.com.br/revistas/index.php/rdpc/article/view/105

Artigos Semelhantes

1-10 de 32

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.